André Di Mauro®
filmes   filmografia  ¯ tropa de elite

Tropa de Elite (2007)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

no set

 
m.off
 
fotos
 

 

 

 

Tropa de Elite

O filme retrata o dia-a-dia do grupo de policiais e do Capitão Nascimento (Wagner Moura), membros do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais). Em 1997, Nascimento quer sair da corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente, dois amigos de infância, que se tornaram policiais, se destacam em seus postos; para acabar com a corrupção na polícia, eles têm o objetivo de entrar para o Bope.

Na medida em que os caminhos desses personagens transformam-se num único, a história nos apresenta toda a relação de poderes que foram construídos não somente dentro da Polícia, marcada principalmente pela corrupção, mas também dentro das favelas cariocas e, conseqüentemente, a relação entre policiais e traficantes.

O fato de Tropa de Elite ser narrado por Nascimento faz com que o espectador perceba que violência se responde com violência numa situação como esta, mas sem julgamentos do que é certo e errado: está tudo errado e ponto final.
Não há esperanças na realidade mostrada em Tropa de Elite. O filme passa longe do moralismo e do maniqueísmo, soluções fáceis ao se lidar com um tema como este. A produção não pretende apontar mocinhos e vilões; aqui, todos têm seu lado bom e ruim. Ao tratar os personagens como humanos, com seus interesses pessoais e fraquezas, Tropa de Elite torna-se mais real e palpável ainda ao espectador.
Ao abordar as causas e conseqüências da violência no Rio de Janeiro de uma forma tão profunda e verdadeira, Tropa de Elite dialoga não somente com a cidade onde se passa, mas com todo o país. A corrupção e a falta de moral estão presentes em todas as esferas sociais; por isso, o filme é tão essencial para que se entenda, afinal, como o Brasil parou nesse ciclo vicioso de imoralidade e violência.

e-mail:contato@andredimauro.com.br

© Copyright André Di Mauro 2009