André Di Mauro®

filmes   filmografia  ¯  mapa mundi

Mapa Mundi (2009)

 

no set

 
m.off
 
fotos
 

 

 

 

Mapa Mundi

Tendo como fundo o cenário natural do município de São José do Ausentes, na região da serra gaúcha, “Mapa Mundi” reúne dois grandes nomes da teledramaturgia e cinema nacional, Walmor Chagas (Uma Valsa para Bruno Stein) e André Mauro (Tropa de Elite).Dirigido e roteirizado por Pedro Zimmermann, o filme narra o encontro entre um gaúcho e um jovem médico. Reunidos junto a um fogo de chão, os dois conversam sobre a vida. O gaúcho fala de suas andanças em direção à capital e descreve os misteriosos eventos que o trouxeram de volta ao interior. Enquanto a noite avança, fica evidente que o destino desses dois homens encontra-se ligado para sempre.
“Mapa Mundi” tem quinze minutos e foi filmado em seis dias, no formato 35 mm. Na locação principal, situada junto aos aparados da serra, uma casa de aparência rústica – dotada de paredes móveis - foi especialmente construída sob a orientação do diretor de arte e cenógrafo Eduardo Antunes. “Mapa Mundi” também envolveu o deslocamento da equipe à região do Morro Agudo, acidente geográfico que marca o município de São José dos Ausentes.
A geração de efeitos visuais em computação gráfica é um dos grandes diferenciais da produção, juntamente com a adoção da janela cinemascope - utilizada para a obtenção de formatos mais largos e que constitui um recurso estético para a valorização das imagens. O curta é realizado pela Martins Produções. A fotografia é de Francisco Ribeiro, com direção de produção de Fernando Tietzmann e produção executiva de Regina Martins. A previsão de estréia é para o segundo semestre de 2008.
Zimmermann se refere a Mapa Mundi como uma bela oportunidade de busca por uma abordagem diferenciada da narrativa de caráter fantástico, “um gênero ainda pouco praticado pela cinematografia brasileira”, analisa ele. A película tem roteiro premiado pelo concurso Petrobrás Cultural de 2006, patrocínio do Banco Banrisul, financiamento do Ministério da Cultura e do Fumproarte.

Elenco: Walmor Chagas e André Di Mauro
Direção e Roteiro: Pedro Zimmermann
Produção: Regina Martins
Fotografia:  Francisco Ribeiro
Direção de Arte  Eduardo Antunes
Direção de Som  André Sittoni
Figurino  Raiza Antunes

 

 

 

e-mail:contato@andredimauro.com.br

© Copyright André Di Mauro 2009